Aumento do valor das casas abranda

07-07-2015 Mercado

casas-lisboa

O mercado imobiliário residencial continua a recuperar em Portugal, com os preços das casas em alta e o número de transacções também a subir.

Ainda assim, o aumento do valor das casas estão a ser transacionadas continua a desacelerar. Os dados divulgados pelo INE mostram que o índice de preços da habitação (IPHab) registou um aumento de 0,8% no primeiro trimestre.

Trata-se do aumento mais ténue desde o terceiro trimestre de 2013, quando os preços apresentaram uma evolução negativa (caiu 1%, colocando fim a uma série de 12 trimestres de variação negativa).
Esta tendência de desaceleração da taxa de crescimento no preço de venda das casas está a ocorrer desde o segundo trimestre do ano passado, período em que se verificou um aumento homólogo de 5,9%.

O crescimento homólogo de 0,8% ficou a dever-se sobretudo às transacções de casas em segunda-mão, cujo preço médio subiu 2,1%. Já o preço médio de venda de casas novas caiu 1,1%, registando a primeira variação de sinal negativo desde o terceiro trimestre de 2013.

Na comparação entre trimestres, os preços registaram uma variação nula entre os últimos três meses de 2014 e o primeiro trimestre de 2015. Nos dois trimestres anteriores a variação foi nula.

Fonte: Jornal de Negócios